EXTRATOS DE UMA VIDA EXCEPCIONAL


Lais Ottoni Barbosa Ferreira *

No dia 23 de agosto de 2007 se completaram os 150 anos da inauguração da estrada de rodagem entre Santa Clara e Filadélfia, construída pela Companhia do Mucuri, fundada por Teófilo Benedito Ottoni.
No mesmo dia, se casaram meus bisavós. Leonardo Esteves Ottoni e Maria Leopoldina de Araújo Maia. Os padrinhos do casamento foram Teófilo Benedito Ottoni, primo do noivo, e Joaquim José de Araújo Maia, irmão da noiva. Os recém casados foram viver na Fazenda da Liberdade, tiveram cinco filhas, uma delas, Virginia Esteves Ottoni, era minha avó. Ela apreciava muito reunir os netos para contar as histórias dos primeiros tempos de Filadélfia. Tinha grande respeito e admiração por Teófilo Benedito Ottoni, com quem tivera a oportunidade de conviver durante suas visitas à Fazenda Liberdade, quando estava em Filadélfia. Contava histórias sobre sua coragem pessoal, sua lealdade e, sobretudo, sobre sua bondade e generosidade, sem falar da sua profunda repugnância por qualquer tipo de violência, principalmente contra os fracos e oprimidos. Muitos anos depois, durante as pesquisas por mim realizadas para encontrar provas documentárias sobre pormenores da vida pessoal de Teófilo Benedito Ottoni, encontrei um rico filão nos arquivos privados da historiadora do Serro, D. Maria Eremita de Souza. Cartas pessoais, cópias de inventários, etc, e o nome dele aparecia vez por outra, atento ao que ocorria com os familiares e amigos. Havia, inclusive, situações pitorescas, que revelavam a confiança que nele depositavam, para arbitrar pacificamente pendências familiares.
Muitas ocorrências na vida de Teófilo Benedito Ottoni, que refletiam características de sua personalidade como lealdade e generosidade são pouco conhecidas. Uma delas merece ser contada.

Em 2 de julho de 1858, faleceu no Rio de Janeiro, depois de longa e dolorosa enfermidade, o famoso desembargador Antonio Thomaz de Godoy, que tinha acompanhado Teófilo Benedito Ottoni na Revolução de 1842, sofrendo por este motivo grandes prejuízos em sua vida profissional. Ele tinha apenas 46 anos, e era casado com D. Maria Flora de Vasconcellos Lessa, filha do Barão de Diamantina. Por testamento, ele nomeou Teófilo Benedito Ottoni tutor de seus três filhos menores. Acreditamos que antes de fazer as disposições testamentárias, sabendo perfeitamente que o fim estava próximo, Antonio Thomaz de Godoy obteve do primo e amigo, a promessa de que aceitaria o encargo, e cuidaria pessoalmente dos interesses das crianças. Teófilo Benedito Ottoni deve ter recebido esta demonstração de confiança como um dever para com um amigo querido, mas sabia perfeitamente que não seria uma tarefa fácil. Embora os recursos pessoais do Dr. Antonio Thomaz de Godoy não fossem elevados, sua esposa, D. Maria Flora de Vasconcellos Lessa era herdeira do Barão de Diamantina, que tinha grande fortuna. À época, a Companhia do Mucuri passava por um período muito difícil. Uma seca terrível assolava a região, propiciando no ano seguinte uma violenta epidemia de febres palustres, com conseqüências muito danosas para a Companhia do Mucuri.
Ele podia não aceitar as pesadas responsabilidades que lhe foram confiadas, mas não o fez. Certamente o sentimento de lealdade ao amigo não lhe permitiu.
Anos depois, a viúva se casou novamente, e o padrasto, o Dr. Ernesto Pio dos Mares Guia, assumiu a guarda dos menores. Consta que Teófilo Benedito Ottoni prestou contas da administração dos bens sob sua custodia, certamente com a consciência tranqüila pelo dever cumprido.

Ao encerrar seus trabalhos na Companhia do Mucuri, Teófilo Benedito Ottoni retornou à sua gloriosa carreira política, mas tinha a saúde muito abalada devido à malaria que o acometeu no Mucuri. Mas se o físico estava enfraquecido, o espírito continuava o mesmo, lutando sempre por seus ideais de liberdade e justiça social. Seu falecimento no Rio de Janeiro, em 17 de outubro de 1869, causou enorme comoção popular.

De capelas de ouro nem tanto
Preço tem sido lisonjeiro canto
Que os mesmos que cantei me não tornassem
Estímulo de homem, o Pátrio berço

Vila Rica Poemas
Canto IX
Cláudio Manoel da Costa.


* Assistente Social e Psicóloga, nascida em Teófilo Otoni, autora da obra “Os Ottoni, Descendentes e Colaterais”


.
IR PARA A PÁGINA INICIAL DO BLOG
.

17 comentários:

André Ramos disse...

Senhora Lais Ottoni Barbosa ferreira
Sou seu Parente e amigo de Pio Guedes desejo patrocinar a continuidade do livro Raizes Mineiras , que achei Excelente.
(33)3533-1322
Jarbas Soares Guedes.Novo Cruzeiro-MG
comercialxereta@hotmail.com

Unknown disse...

Lais Ottoni. Cheguei hoje, 15/04/2008, do Serro, onde fiquei sabendo da existência da senhora. Fui lá, dentre outras coisas, para visitar o "museu dos Ottoni", pois apesar de não assinar Ottoni (meus filhos assinam) sou filha de um Ottoni (Geraldo Ottoni Costa) e neta de Úrsula Ottoni Costa. Eu e minha família estamos muito interessados em saber sobre a família. Como posso conseguir uma cópia da "árvore genealógica dos Ottoni"? Desde já agradeço. Laurinda

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Laís, agora que sei de seu livro publicado vou providenciar a compra. Você foi um "achado" para nós. Um abraço de agradecimento.

Unknown disse...

Lais, diga-me, por favor, como faço para adquirir seu livro: Os Ottoni- Descendentes e Colaterais? Não me deixe sem resposta. Obrigada.

@GustavoMotta disse...

Olá....
Teófilo Benedito Ottoni é meu bisavô.. minha avó me contou esses dias apra tras e queria saber mais sobre meu bisavô, mas não sei porque eu não tenho o sobrenome Ottoni, o meu é Motta

Blog do Lima Pereira disse...

Qual o seu parenteco com Epaminondas Ottoni?

Mur disse...

I am french and my father in low (Max Ottoni) is the son of the son (Alfredo Julio Ottoni) of Virgilio Benedicto Ottoni who came and died in France. Do you now this branch of the family?
Thanck you for your work and perhaps for your answer.
Muriel Seidel
mseidel@free.fr

Unknown disse...

Oi Lais, meu nome é Beatriz Ottoni, sou Neta de Beatriz Otoni Porto Miranda e bisneta de Reinaldo Ottoni Porto. De uns tempos pra cá fiquei interessada em pesquisar e saber um pouco mais sobre a historia da "nossa" familia. Você sabe como posso conseguir a arvore genealogica dos Ottoni ?
Se for possivel, entre em contato comigo. Meu e-mail é: bia.ottoni@gmail.com
Prazer e muito obrigada!

Paula disse...

Lais, Sou descendente de Diogo Luis Ottoni. Nasci em Portugal e morro no Canada. Consegui uma copia do seu livro na Universidade de Toronto. Adorei. Podia lhe fazer algumas perguntas?
Obrigada, Paula

CaCaU disse...

olá,
Sou Carina Ottoni. Existem muitos² ottonis morando em Brasília e em São João Del Rey (MG). Tenho algumas informações que podem ajudar. Fiquei curiosa: onde fica o museu dos ottonis? cacau.ottoni@gmail.com

beijos

CaCaU disse...

olá, sou uma ottoni.
Onde fica o museu dos ottonis?

talia disse...

olá...
meu nome é talia lorrayne antunes otoni, sou filha de maria wane antunes otoni, que é filha de maria otoni cadete ... nossa geração tem relação com a sua?(minha vó é mineira, nasceu em teófilo otoni no dia 15-05-1951)
numero p/ contato:
(0x66)3571-1354
(0x66)8114-7525
(0x66)8114-5642
(0x66)8123-0048

Marisete Malaguth disse...

Quero saber noticias de Dona Beatriz Ottoni Porto que foi minha professora no 1º ano e era pessoa que eu adorava! Se ela estiver viva estará em velhinha! Viva ou não, gostaria de receber noticias dela, pois nunca a esqueci! E nem ela me esqueceu. Há alguns anos atrás, ela viu o nome da minha irmã em Ipatinga|MG, e ligou para a mesma pergntado onde eu estava e o que fazia. Isso em torno de 30 nos depois de ter sido minha
professora! Que saudades!
Marisete Malaguth

Marisete Malaguth disse...

Quero saber noticias de Dona Beatriz Ottoni Porto que foi minha professora no 1º ano e era pessoa que eu adorava! Se ela estiver viva estará bem velhinha! Viva ou não, gostaria de receber noticias dela, pois nunca a esqueci! E nem ela me esqueceu. Há alguns anos atrás, ela viu o nome da minha irmã em Ipatinga|MG, e ligou para a mesma pergntado onde eu estava e o que fazia. Isso em torno de 30 nos depois de ter sido minha
professora! Que saudades!
Marisete Malaguth

Bruno Gutman disse...

Paula, estou procurando uma cópia do livro. Se vc vir essa mensagem, me envia email para brunogutman@gmail.com

Edmo da Cunha Pereira disse...

Fica em Serro, MG, onde nasceu boa parte da família Otoni, nos séculos XVIII e XIX.